Photo by Zami . on Unsplash

Futebol como modelo de Aprendizagem Ativa

Manoel Belem
Vamos praticar STEM e usar o BEM
2 min readSep 23, 2020

--

Quando alguém torce por um time de futebol durante um campeonato, não sabe que está prestigiando o mais intenso famoso e antigo processo de aprendizagem conhecido como “aprender a aprender’.

Algo que só podemos fazer em equipe, construindo uma base de conhecimento específica de forma coletiva, gerenciando conflitos, integrando competências e habilidades, e empreendendo sempre uma jornada sócio emocional.

Neste caso, qual o papel do Gestor ?

Garantir e promover e facilitar os recursos necessários para criação de um ambiente propício ao exercício da aprendizagem. Para cada partida equipe existe uma configuração diferente para cada adversário.

Abaixo podemos verificar uma tabela de correspondência desta atividade esportiva de um time de futebol comparada ao Programa e-Kar de Aprendizagem ativa, para construção de um monoposto elétrico simples, que serve de substrato para um encadeamento de conceitos complexos.

Os treinos coletivos são ensaios táticos que permitem estabelecer a melhor estratégia no momento do jogo e partidas, onde fica claro o processo de aprendizagem o papel do capitão do time e de cada jogador.

Durante o processo de preparação continuada temos a participação intensa da Equipe técnica de suporte sejam eles os massagistas, nutricionistas, psicólogos, médicos, cientistas de dados e fisioterapêuticos que no caso de um programa de aprendizagem são os especialistas em CAD , energia, certificados PMI, em resinas e especialista em mobilidade e por cima um dos mais importantes papéis que não são evidentes para o público em geral é o técnico esportivo.

Já as atividades que articulam e atendem às necessidades do clube durante a jornada esportiva conforme a categoria a divisão o objetivo, são catalisadas por um agente facilitador da condição de trabalho do técnico com a equipe durante o campeonato.

Assim a metáfora ou analogia faz de cada professor um técnico que deve manter sua equipe, articular, estabelecer as estratégias e necessidades e compartilhar com o facilitador sempre que possível criando uma equipe imbatível que tem trilha processo de aprendizagem absolutamente específico.

Fica a dica para qualquer Programa de Aprendizagem que utilize um desafio coletivo para estabelecer uma trilha de conhecimento e desenvoltura efetiva.

Um vídeo teaser do Programa e-Kar desenvolvido pela LearnSteam no Brasil

--

--

Manoel Belem
Vamos praticar STEM e usar o BEM

Serial Business Developer — STEM-PBL expert — Blockchain Ambassador @ CELO & HTMLcoin